WHAT'S NEW?
Loading...

A manipulação da história e da geografia pelas potências

Na minha época de colegial tive uma aula sobre o começo da burguesia. O professor nos falou que, no início, a burguesia era uma pequena classe de comerciantes que montava umas feirinhas, também chamadas de Burgos. A primeira coisa que um bom brasileiro traumatizado pela violência urbana pensa quando eu falo em comércio e não falo em polícia é "E os ladrões, não roubavam a feirinha?". Roubavam sim, por isso criou-se uma necessidade de cercar as feirinhas com muros e daí veio o nosso conceito de cidade.

Tudo bem, agora vamos pensar um pouco. Essa historinha sobre os burgos que eu acabei de escrever aconteceu na baixa idade média, ou seja, conforme a minha historinha as cidades surgiram na baixa idade média, certo? Bem, se alguém aqui já leu A Arte da Guerra vai se perguntar o porquê de Sun Tzu falar em derrotar cidades naquela época que era o século IV A.C. sendo que as mesmas só surgiram quase 1000 anos depois. Pois é, sabendo disso fui perguntar ao meu professor e nunca esqueci de suas palavras "Nos estudamos uma história manipulada pelas grandes potências, isso que você falou é verdade, mas infelizmente estudamos a história ignorando os feitos do oriente".

Bem, amigos e leitores, poderíamos pensar que isso é uma bobagem, uma vez que a importância da origem das cidades é mínima em uma sociedade como a nossa. Mas então direciono uma pergunta a vocês: será que a manipulação da história e da geografia não continua? Claro, não vou nem começar a escrever sobre a manipulação da imprensa, que em várias vezes acaba preferindo defender as potências a mostrar os dois lados de uma guerra, aí estão os confrontos de Israel para nos mostrar isso. Aposto que vários aqui ouviram sobre Judeus mortos em ataques do Hezbollah, mas quantas vezes vocês ouviram que Israel "errou" e atingiu um míssel a 200km de distância do seu alvo e matando várias pessoas na capital do Líbano?

Bem, vamos nos ater ao assunto do post. A resposta para a minha pergunta sobre a continuidade da manipulação é: Sim, eles continuam manipulando a história.

Recentemente recebi um e-mail que mostra o conteúdo de um livro de Geografia Norte Americano. Colocarei aqui para vocês o link para download da apresentação de Power Point e escreverei uma parte do que está nessa apresentação. Vocês se surpreenderão com a falta de vergonha na cara desse autor.

LINK:Aqui o link para download
LINK (caso o de cima nao funcione): http://rapidshare.com/files/118384988/GEOGRAFIABRASILEIRAnosEUA_1_.pps.html (aconselho que todos peguem, pois aí está o scan da página do livro)

Texto:
A PRIMEIRA RESERVA INTERNACIONAL DA FLORESTA AMAZÔNICA

Desde meados dos anos 80 a mais importante floresta do mundo passou a ser responsabilidade dos Estados Unidos e das Nações Unidas. É chamada PRINFA (A PRIMEIRA RESERVA INTERNACIONAL DA FLORESTA AMAZÔNICA), e sua fundação se deu pelo fato de a Amazônia estar localizada na América do Sul, uma das regiões mais pobres do mundo e cercada por países irresponsáveis, cruéis e autoritários. Fazia parte de oito países diferentes e estranhos, os quais, em sua maioria, são reinos da violência, do tráfego de drogas, da ignorância, e de um povo sem inteligência e primitivo.
A criação da PRINFA foi apoiada por todas as nações do G-23 e foi realmente uma missão especial para nosso país e um presente para o mundo todo visto que a posse destas terras tão valiosas nas mãos de povos e países tão primitivos condenariam os pulmões do mundo ao desaparecimento e à total destruição em poucos anos.
Podemos considerar que esta área tem a maior biodiversidade do planeta, com uma grande quantidade de espécimes de todos os tipos de animais e vegetais. O valor desta área é incalculável, mas o planeta pode estar certo de que os Estados Unidos não permitirão que estes países Latino Americanos explorem e destruam esta verdadeira propriedade de toda a humanidade. PRINFA é como um parque internacional, com severas regras para exploração


Farei questão de debater com vocês, na parte de comentários, esse assunto que imagino ser tão importante para o nosso país.

26 comentários:

Desirée disse...

entaum pq eles tb ignoram as cidades da Antiguidade Clássica?

Filipe Moya "Firo" disse...

Dê! Tinha q ser minha namorada pra comentar mesmo, hahaha.

Então, imagino que seja pq as cidades da antiguidade clássica eram cidades estados, e os burgos introduziram o conceito de cidades comerciais.

Desirée disse...

dah um desconto pra sua namorada, neh??

nos vestibas cariocas soh cai Idade Média pra cá... sei lah como eram as cidades da antiguidade... soh sei q existiam... sahusuahuhsauhas

mas brigadão aí pela resposta !

Filipe Moya "Firo" disse...

Fala sério, essa pergunta não é trivial não. Eu cheguei até a pensar nisso na hora que escrevi e me lembrei desse fato das cidades estados.
=************

Filipe Moya "Firo" disse...

Embora seja um tema velho, acho que esse tema está em pauta denovo principalmente pela morte do senador Jéfferson Peres (PDT-AM).

Em breve farei um post sobre ele...

F. Macedo disse...

hueuhehuehue, eh pra ficar mto indignado com isso.. eh rir pra nao chorar de raiva.
mas isso é verdade.. a história sempre é contada pela visão dos "vitoriosos" ou com a maior potencia belica.
acho importante passarmos essa mensagem adiante. otimo post! o/

Filipe Moya "Firo" disse...

Macedo, pra passar adiante é só mandar o link do blog. Hahahaha!

Abração, vlw pelo comentário.

Unknown disse...

Esse cara é um ignorante. A manipulação da história é culpa de gente como o Macedo =D. A noticia que vale é aquela que deixa os ricos mais ricos. Se for pra fuder eles nao pode aparecer pra populaçao. O cara que escreveu esse negocio ai dos paises da America do Sul é um ignorante; ou entao, mais uma vez eu leio matérias manipuladas as quais dizem que o Brasil está com um desenvolvimento sócio-econômico nos últimos anos, passando a ganhar "grau de investimento", segundo a revista EPOCA de 5 de maio, ou a revista VEJA a qual na capa fala do Brasil como pais 1°/3° mundo.

Filipe Moya "Firo" disse...

Victor, eu acho que o problema do cara não é a ignorância, mas sim a má vontade para com o nosso país. Vou tentar pegar a biografia desse cara pelo google e vou colocar aqui nos comentários para todo mundo ler.

Abraço, vlw por ter comentado.

Israel disse...

A questão básica a ser abordada na sua argumentação me pareceu o eurocentrismo reinante na historiografia moderna. Claro que, desde Heródoto podemos ver que o estudo da história se polarizou geograficamente, mas seria isso por causas político-econômicas?

Eu não acho sensato usar a prova por absurdo do tipo usada ao exibir o texto (bastante bizarro) do tal Geógrafo. Pq não apresentar um David Landes, um Eric Hobsbawn ou até um Carlo Cipolla para ilustrar este argumento?

Quanto ao surgimento das cidades... Sua historinha (não quero parecer irônico, perdoe-me) me pareceu uma abstração muito forte para traduzir todo o arcabouço teórico explicativo do renascimento comercial e urbano... Talvez só uma leitura de "A grande transformação" de Karl Polanyi seja suficiente para provar um certo radicalismo em suas opinião.

Concordo que haja certo controle, mas por questões estritamente culturais, muito menos político-econômicas... afinal é bem reacionário culpar simplesmente o que nos é ofertado sem questionar o que realmente demandamos.

Filipe Moya "Firo" disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Filipe Moya "Firo" disse...

Caro Israel,

Primeiro obrigado pelo comentário e parabéns por seu conhecimento histórico.

Meu objetivo nesse post não foi abordar o surgimento das cidades, dei um exemplo vivido por mim e reproduzi a resposta do meu professor quando tive essa dúvida. Desde o princípio quis abordar o fato do texto ridículo de um autor norte americano que quer influenciar a futura elite intelectual do seu país com uma visão completamente errônea da geografia de nosso continente.

Quando achar que tenho gabarito para escrever sobre o início das cidades de maneira informativa eu farei e talvez utilize o livro recomendado por você. Como acho que não tenho, prefiro reproduzir o que me foi falado por um professor meu e mostrar que compartilho da opinião dele.

Obrigado pelo comentário, espero que continue visitando o blog, só, por favor, tenha em mente que o conteúdo que lerá aqui não será com nível de uma monografia.

Israel disse...

sim sim, como não...
Desculpe se te ofendi. Realmente Pareci ridiculamente pedante, tenho que aprender a usar melhor as palavras...
Mas de qualquer maneira fica aí como dicas para leitura.

Só acho estranho pensar que um geógrafo tenha um posicionamente político por pura intenção de manipular informação. Esse processo é muito mais complexo. Talvez seja ele uma vítima de manipulação pior do que muitas que conhecemos apesar de ter formação superior... o coitadinho da história é ele, não o povo brasileiro...

Unknown disse...

Oi pessaol, Eu faço História da UFRJ, e por isso acho que posso deixar um comentário aki p esse debate. Logo de principio nem acho que a questão mais importante está na formação das cidades e sim como eh ensinada nas escolas as disciplinas como História e Geografia. Tb não creio que ha uma conspiração q detem a retorica dos acontecimentos por quem tem poder ou por ser reconhecido como "vencedor".

A questão eh mais simples: no ensino básico nos não nossos treinados para fazer questionamentos. Estudamos a matéria que vai estar na prova e pronto. O professor tb não está preparado para fazer ajustes necessários, quando o livro didático possui uma informação equivocada, muitas vezes eles simplismente reproduzem por anos a mesma mesma informação.

Ao meu ver, os autores podem escrever o que quiserem, mas a partir do que foi escrito eu tenho que analisar o que faz sentido, ou não. Infelizmente eu soh aprendi isso na faculdade, mas acho que quando eu estava no ensino médio, eu jah tinha capacidade de fazer uma analise crítica de um livro, ou artigo que fosse ler.
O estimulo a leitura, assim como os questionamentos que fazamos a partir do que lemos precisa ser feito desde jah. Assim ,vamos criar pessoas com opiniões coerentes que possam não mais reproduzir esse "bando de besteiras" que lemos em displiscinas como História e Geografia.

Espero ter sido clara.

abç

Desirée disse...

bom, minha opinião sobre isso é que o povo americano eh um povo ignorante. Isso não eh por falta d instrução ou leitura, mas d como as informações chegam até eles.. Lah tb existe mídia manipuladora.. Jornal, Televisão também são formadores de opinião da elite de um país... qdo o autor escreve esse tipo de coisa no livro, ele está reproduzindo oq chegou até ele...

espero naum ter falado besteira.. rs

Filipe Moya "Firo" disse...

Oi,Kelly! Obrigado por ter comentado, gostei bastante do que você escreveu!!

O que você falou está certíssimo. A questão inicial é essa mesmo, disciplinas com uma importância tão grande como história e geografia estão sendo ensinadas de uma maneira incorreta e imagino que você, por ser estudante de história, sabe mais disso do que qualquer outro aqui.

Sobre os livros reproduzirem por anos a mesma informação eu acho que você está certíssima, temos diversos casos de livros com erros que seguem de uma edição para a outra e ninguém faz questão de corrigir. O que me preocupa com o livro citado é quem adota tal livro em uma escola. Imagino eu que cada escola tem um coordenador de disciplina e essa pessoa deveria ser a responsável pelo conteúdo programático da mesma. A pessoa que aprova tal conteúdo em uma sala de aula é provavelmente mais culpada do que o autor do texto, que, lógico, pode se tratar de um ignorante.

Só finalizando, o seu comentário sobre a análise crítica foi muito bom. Realmente não temos o costume de questionar o conteúdo de livros didáticos quando estamos no ensino fundamental, e muitas vezes nem fazemos isso no ensino médio e superior.

Filipe Moya "Firo" disse...

Israel, não precisa se desculpar, acho que é saudável o debate e o confronto de opiniões.

Concordo com você sobre o fato de o coitadinho da história ser o geógrafo, e não o povo brasileiro. Acho que um cidadão que resolve passar esse tipo de conhecimento para as crianças de seu país é realmente uma das vítimas da história.

Na verdade, pessoal, se formos pegar vítimas nessa história, teriamos como as principais as crianças norte-americans, o autor que cometeu tal erro e por último o nosso povo que só tem acesso a esse tipo de informação pela internet. Sò vale lembrar que bandas internacionais vem pra cá e gritam "A Amazônia é do mundo" e muitas pessoas, pelo calor do momento ou por não entender o que eles estão falando, gritam concordando com as celebridades que estão no palco.

Desirée disse...

O mais preocupante nisso tdo é q cabe ao governo brasileiro desfazer esse "mal-entendido", mas cadê as providências? se nós, estudantes universitários, já sabemos dessa informação, imagina o alto escalão do governo...

apesar do absurdo que seja um autor de livro norte-americano escrevendo tanta asneira, mais absurdo ainda é a parte interessada em acabar com o equívoco não fazer absolutamente nada.

Filipe Moya "Firo" disse...

Dê, =**********.

É vdd, o governo não toma nenhuma medida para tentar desfazer esse fato. O pior é que o assunto da globalização da Amazônia está cada vez mais em evidência, e o governo não faz nada para tentar convencer a população brasileira que isso não tem qualquer fundamento e que a Amazônia é nossa!

A impressão que eu tenho é que, se esse assunto continuar por muito tempo, logo logo o povão vai acreditar que o melhor mesmo é internacionalizar a Amazônia para que países competentes cuidem dela. Vale lembra que os "países competentes" acabaram com todas as suas florestas, e os EUA sequer participam do tratado de Kyoto.

APV.

Unknown disse...

Mas a Amazônia realmente é do mundo, só que tá aqui dentro do Brasil né chapa hehe. Vamo com calma, se quizer fazer algo por aqui tem que fazer uma fézinha e "pedir permissão" primeiro.

Unknown disse...

Claro que a intervenção é válida caso a putaria esteja sendo feita. Existem diversos casos onde isso acontecesse como na "expulsao" do Collor. Mas eu, como estudante de engenharia, curso o qual engloba engenharia ambiental, vejo vários esforços, planos, EIA's (estudos de impactos ambientais), RIMA's (relatorio de impacto do meio ambiente), entre vários outras coisas sendo realizadas. No dia em que o caos tomar conta e a putaria comer lá na Amazônia e a gente (brasileiros) estiver acabando com tudo por lá, aí sim, venham pra cá pra impedir a gente de fazer a besteira. Mas eu, opiniao minha, pessoal, própria, na minha concepção, (etc), não acredito que esse dia vá chegar e essa intervenção seja necessária.

Unknown disse...

E desculpa aí o palavrões entre outras coisas. Eu realmente acho que minha idéia fica mais clara de entender dessa forma. Deixo a parte da escrita bonitinha pra relatórios de emprego ou pra trabalhos de faculdade =D (Isso não foi uma crítica pra quem escreve "bonitinho" e nao estou sendo sarcastico).

Unknown disse...

E desculpa aí os palavrões entre outras coisas. Eu realmente acho que minha idéia fica mais clara de entender dessa forma. Deixo a parte da escrita bonitinha pra relatórios de emprego ou pra trabalhos de faculdade =D (Isso não foi uma crítica pra quem escreve "bonitinho" e nao estou sendo sarcastico).

Filipe Moya "Firo" disse...

Victor, eu acho o seguinte, a Amazônia já é um local que está sendo muito mal cuidado. De acordo com alguns estudos, grande parte do CO2 liberado anualmente para a atmosfera é fruto de queimadas na floresta.

O mais engraçado é que esses países, ao invés de ajudarem economicamente o Brasil a reverter esse quadro, falam em internacionalizar a Amazônia, mostrando q não são bem intencionados.

Abração, vlw pelo comentário.

Israel disse...

Gostei do comentário da kelly.
Bom, para me apresentar tb. sou estudante de economia da ufrj.
Obviamente, é insuficiente culpar só uma fonte por essa distorção de informação que existe na nossa e em muitas outras sociedades.
A questão da pedagogia me pareceu interessante ao ponto em que se acusa essa mercantilização do ensino que se acelerou nas ultimas décadas. Escolas cada vez mais raramente se preocupam em dar uma dimensão construtivista ao aprendizado de seus alunos.
Ilustrarei com um exemplo que diz tudo: Comparem por si sós a pedagogia usada num colégio como PH e um chamado São Bento. Bastanmtew diferença né? Enquanto um parece mais uma fazenda que só faz seus bois engordarem para que pesem mais a segunda faz com que seu rebanho cresça sadio... O que cada escola dessas duas busca vender no mercado? Aprovação no vestibular ou uma educação que porporcione uma visão critica e universalista do mundo?

Desirée disse...

Israel,


a maioria das epssoas q postaram no blog não são do Rio, ou seja, não fazem idéia do q seja São Bento ou Ph..hehehe

mas eu entendo o q vc quis dizer e concordo!!