WHAT'S NEW?
Loading...

Grandes interpretações (e mentes brilhantes que interpretam)

Bem, primeiro de tudo queria pedir desculpas pelo tempo que eu passei sem postar. Infelizmente motivos maiores acabaram me impedindo de postar nesse tempo.

Estava um dia desses assistindo ao filme "Onde os fracos não têm vez" e realmente esperava mais para um filme que ganhou o prêmio de melhor filme do Oscar. Não contarei nenhum detalhe do filme aqui, para não estragar a surpresa de quem ainda não viu.

No final do longa fui para o Orkut para ver a comunidade dele ler o que as pessoas que gostam do filme falam sobre o mesmo. O que vi lá me surpreendeu, pois vi várias pessoas falando e extraindo várias mensagens do filme, ao mesmo tempo que faziam isso elas xingavam qualquer pessoas que não tenha gostado do mesmo, chamando-a de burra ou botando em dúvida a capacidade mental de uma pessoa que não consegue gostar do grande vencedor do Oscar de 2008. Isso me deixou indignado, pois é impressionante como as pessoas se acham as inteligentes na internet e se acham na capacidade de formular as teorias mais mirabolantes sem cogitar que está falando bobagem.

Pois bem, ver tudo isso me lembrou daquele caso de uma faculdade no Rio de Janeiro que colocou em seu vestibular um texto de um autor ainda vivo. A interpretação de um trecho do texto que a faculdade divulgou em seu gabarito oficial era completamente diferente do que o autor disse que era o seu intuito passar. Não precisa nem dizer que isso gerou uma confusão danada né? Resultado: os vestibulares evitam colocar textos de autores ainda vivos.

Mas tudo bem, não escrevi aqui para falar dos vestibulares, só quis dar um exemplo de uma má interpretação. Toda essa situação me levou a fazer uma interpretação de um novo sucesso da música brasileira, a Dança do Créu. Uma música que, como vocês verão logo a seguir, tem uma letra muito profunda e que foi escrita por um grande pensador da música brasileira, Sérgio Costa, também conhecido como MC Créu.


É créu!
É créu neles!
É créu!
É créu nelas!
"Vambora, que vamo"!
"Vambora, que vamo"!

Interpretação: É possível perceber que estamos falando de alguém que quer "dar um créu" nas pessoas, ou seja, fud** a vida delas. Considerando a vida de Sérgio Costa, um carioca com uma infância difícil, já notamos que isso é uma alusão aos políticos corruptos que sacaneiam o povo brasileiro.

Prá dançar créu
Tem que ter disposição
Prá dançar créu
Tem que ter habilidade
Pois essa dança
Ela não é mole não
Eu venho te lembrar
Que são 5 velocidades...(2x)


Interpretação: Nesse momento, Sérgio mostra que ser brasileiro não é fácil, pois créu é a dança dos brasileiros que são sacaneados pelos políticos corruptos. Logo, para ser um brasileiro trabalhador é preciso ter disposição (acordar cedo, ganhar pouco, nunca desistir) e ter habilidade (tem que saber fazer aquilo que você está disposto a fazer, porque o mercado de trabalho não dá chances para aqueles que são incapazes). Ele então fala que não é mole aguentar essa dança, ou seja, não é fácil aguentar essa vida.
Agora vem a pergunta: Porque 5 velocidades?
Ora, pessoal, o número 5 é um número sagrado (como vocês podem ver nesse link: http://www.joselaerciodoegito.com.br/site_tema381.htm ). Mas o motivo mesmo de ser 5 velocidades (e não um outro número qualquer) é que, para os chineses, são cinco as qualidades do homem perfeito: Bondade, Justiça, Amor, Sabedoria, Verdade.
Ou seja, Sérgio vem nos lembrar que são 5 as características do homem perfeito, ele nos lembra para mostrar que, mesmo sendo sacaneados, nunca devemos nos esquecer disso.



A primeira é devagarzinho
Só o aprendizado.
É assim, oh!
Créeeeu...(3x)
Se ligou? De novo!
Crééééu...(3x)

Interpretação para as velocidades: Sérgio mostra que os ladrões de nosso país não tem essas características, ou seja, a cada uma das velocidades (que é uma alusão das qualidades do homem perfeito) que os políticos não tem agente vai se lascando, ou seja, créu pros brasileiros.

Número 2!
Créu, créu, créu
Créu, créu, créu
Continua fácil, né?
De novo!
Créu, créu, créu,
Créu, créu, créu!

Número 3!
Créu, créu, créu, créu...(3x)
Tá ficando dificil, hein?
Créu, créu, créu, créu (3x)!

Agora eu quero ver a 4!
Créu, créu, créu, créu
Créu, créu, créu, créu
Créu, créu, créu, créu
Créu, créu, créu
Créu, créu, créu, créu
Créu, créu, créu, créu!

Tá aumentando mané!

Interpretação: Sérgio mostra que já está na quarta velocidade e que continuamos nos lascando.


Créu, créu, créu, créu
Créu, créu, créu, créu
Créu, créu, créu, créu
Créu, créu, créu
Créu, créu, créu, créu
Créu, créu, créu
Segura DJ!

Vou confessar a vocês
Que eu não consigo
A número 5
DJ!
Velocidade cinco
Na dança do créu!!
Créu-Créu-Créu-Créu
Créu-Créu-Créu-Créu...(6x)
Hahahahaha
Créu-Créu-Créu-Créu
Créu-Créu-Créu-Créu...(8x)!



Interpertação: Na velocidade 5 o magnífico autor mostra a frustração dele em não conseguir mais continuar com a dança, pois ele não consegue aturar a falta da quinta qualidade do homem perfeito, que é a "verdade". Com isso ele continua falando "créu" e acaba dando uma risada, pois, como todos sabemos, o brasileiro rí da sua própria desgraça.


É isso aí, pessoal. Gostaram da interpretação? Aguardo nos comentários outra sugestão de música para interpretarmos juntos, o que vocês acham?

Até a próxima e obrigado pela paciência.

4 comentários:

Desirée disse...

Sérgio Costa é um gênio msm! Eu sempre acreditei no funk carioca! Pura MPB! hahahahhahahaha

F. Macedo disse...

uhahuahuahuahuahuauahuahuahuahua! o significado do numero 5 foi o melhor!

Unknown disse...

só esqueceu de comentar o lado filosofico, socio economico e gastronomico da dança do creu.
porem otima interpretaçao.

Unknown disse...

Pensei que soh eu tinha entendido o conceito geo-histo-politico da musica, fico feliz em saber que mais pessoas desvendaram essa critica que remonta a época da ditadura militar, onde as musicas faziam criticas a sociedade e o poder...rezarei para o grande sergio costa não seguir um destino semelhante aos manifestantes da ditadura....+P