WHAT'S NEW?
Loading...

Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro

Nesta quarta-feira, dia 4 de junho, o Rio de Janeiro foi escolhido para ser uma das cidades candidatas a sediar os jogos Olímpicos de 2016.

Alegria ou tristeza? Creio que muitos devem estar com dúvidas sobre como devem se sentir nesse momento.

Tristeza porque alguns dados fazem questão de nos deixar assim. O orçamento inicial previsto para o Pan do Rio foi avaliado, no momento de sua candidatura, em 400 milhões de reais, entretanto foram gastos 4 bilhões de reais, aproximadamente.

Tristeza porque uma CPI já foi aberta para investigar esses gastos e é muito triste saber que o povo brasileiro já nao se espanta nem se revolta mais quando sabe que uma obra é supervalorizada e que muito dinheiro acaba indo para a mão de corruptos.

Tristeza porque o povo não liga já que não sente o dinheiro sair do seu bolso, não se sente roubado por pessoas que não portam AK 47, como alguns moradores de morro da cidade maravilhosa. Ladrão de rua não consegue roubar nem 1% do valor que foi gasto nesses jogos.

Tristeza porque ninguém tem dúvida que 1% desse valor foi parar em bolsos errados...

E a alegria, não tem?

Acho que a única alegria em tudo isso é que é mundialmente reconhecido que o Rio de Janeiro continua lindo.


p.s.: Gostaria de agradecer a todas as pessoas que comentaram no meu último post. É assim que quero que seja esse blog, um local para trocarmos idéias e discutirmos alguns assuntos. Prometo que em próximos posts eu coloco algo mais alegrinho, como uma dica de filme, ok pessoal? Mais uma vez, obrigado pelos comentários.

12 comentários:

Desirée disse...

Já q virou moda, vou me apresentar tb!

Sou aluna de Direito da UFRJ e namorada do Firo! :)

O povo brasileiro eh corrupto, e enquanto não houver uma Revolução Cultural (sei lah se isso pode se chaamr assiM!!) nada vai mudar...

Não falta fiscalizaçõa, não falta controle, não falta pessoal competente, falta ÉTICA!!

Desirée disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Desirée disse...

Ah! Qdo eu frequentava o Movimento Humanista, o grupo apresentava uma opinião interessante a respeito de como se muda a forma de pensamento de uma nação (nação por minha conta.. eles diziam humanidade)...

A mudança deveria acontecer de dentro pra fora, ou seja, começaria de forma individualizada, aos poucos, por grupos (e essa era uma das finalidades do Movimento!), formando uma corrente de boas atitudes isoladas que levaria à mudança de uma sociedade quando postas em conjunto.

Se alguem se interessar eu digo mais ou menos os processos da mudança individual! hehehe

soh achei importante dizer isso pq naum adianta criticar sem dar uma possível solução! ;)

Filipe Moya "Firo" disse...

Dê, =************.

Eu me interessei. Como são esses processos?

F. Macedo disse...

bom, acho que um dos motivos disso tudo, que o nosso povo é do jeito que é, é pq a gente nao tem nenhuma "memória trágica". quero dizer.. nao coletivamente, a gente nunca passou por grandes apertos, nunca tivemos o país quase completamente destruido como vários países na segunda guerra mundial. nao temos vulcoes ativos, apenas "terromotos" em sobral (hueheuheu), nao temos furacões nem grandes desastres naturais. o que eu quero dizer eh que quando ocorre algum desvio de verba ou parece ter algo errado, países como esses se lembram disso tudo e saem nas ruas fazendo protestos, querendo que seus direitos sejam preservados e que as cartas estejam na mesa. é como a desirée disse, precisamos de uma revolução cultural.
o principal foco nao são os adultos ou pessoas que já tem um carater definido e sim as crianças que estão em processo de formação de carater. acredito que a educação com o passar dos anos (pelo menos no Brasil), ela vem apodrecendo aos poucos. é incrivel como que o tanto de gente que sai formado de uma faculdade e ainda sim nao consegue ter opinião propria ou ainda é leigo em coisas básicas. nao estou dizendo que na epoca dos nossos pais nao tenha existido esse tipo de coisa, mas é muito mais comum hoje em dia do que no tempo deles.
ei desirée, depois diz ae quais sao esses processos de mudanças e tal =D

Unknown disse...

Não concodo com o Macedo não. Não acho que a questão seja "países quase destruídos por guerras ou desastres naturais". Mas também não sei explicar qual seria o motivo de alguns povos serem assim e o Brasil ser totalmente omisso. A mudança TEM que começar com as crianças. Mudar cabeça de adulto formado é praticamente impossivel. Agora, fazer uma revoluçao com os meninos dos colégios e a galera da faculdade pra mim é um sonho, eu não acredito que tenha como isso ser realizado. O governo pode investir todo o dinheiro com planos de ensinos e etc... mas não tem como acabar com a influência dos mais velhos para esses garotos, esses mais velhos que tem a mente que queremos mudar. Filipe, eu, Macedo, todos nós sabemos que estudamos durante um bom tempo junto e sabemos que temos influencia do colegio, dos amigos, da namorada, dos pais e de outras varias coisas mais. É como uma função de múltiplos icognitas (dando uma de nerd)
f = f(x,y,z,w,e,t,r,oo)
Minha contribuição aqui nesse post não foi lá esas coisas de importante.

Filipe Moya "Firo" disse...

Também não concordo com o Macedo. Creio que grande parte desse nosso conformismo político seja por causa da curtíssima vida democrática no Brasil. Nossa república é recente e o conformismo da época da ditadura ainda impera aqui.

Sobre fatos marcantes, tivemos um Impeachment em 92, é historicamente recente, entretanto parece que o protesto brasileiro parou aí.

Nos somos os resposáveis por tentar fazer essa mudança acontecer, imagino que só em debatermos aqui já estamos fazendo alguma coisa.

Desirée disse...

Também não concordo com o Macedo. Na minha opinião o Brasil passou pela fase do "tudo é proibido" que foi a ditadura, entaum a geração dessa época eh o "nada é proibido", "liberdade", "direitos iguais" e é justamente qum ocupa o poder agora.
É dificil achar um ponto de equilíbrio, mas a elite intelectual da nossa geração já não tem os msms ideais que a passada. Já naõ concordamos com o "politicamente correto", com a "hipocrisia" que impregnavam os discursos pró democracia. Entaum eh essa memória histórica que pode conduzir o povo a mudanças.

Qto aos processos q eu tinha dito, eu naum me lembro mto bem, mas tinha sessões de relaxamento (q a maioria das pessoas durmiam durante... relaxa msssm!! hahaha), tinha alguns "devers de casa" tb.. vc deveria listar ações q estariam ao seu alcance pra mudar o mundo; se eu lembrar d mais eu digo aki... naum me lembro msm ! hehehe

Filipe Moya "Firo" disse...

Não concordo com a D em relação a uma coisa. A geração que ocupa o poder hoje é a mesma da ditadura. Temos aí diversos exemplos de políticos que estão hoje no poder e que lutaram (conta ou a favor) na época da Ditadura.

Dentre esses políticos podemos citar o José Dirceu, Paulo Maluff, Lula...

Alguém vai falar sobre os jogos olímpicos??? Hahahahahaha!

Israel disse...

Vou fazer uma pequena reunião das ideias já repassadas.

Na minha concepção, a causa deste triste aspecto do brasileiro médio e de muitos outros nacionais foi a tal modernização conservadora que se deu na america latina do século XX.
Pensem só,(a Desireé vai compreeender até melhor por eu falar de uma questão de direitos) nossos direitos se resumem em três grandes frentes: civis, políticos e sociais.
Os direitos civis foram, finalmente CONCEDIDOS para a população em geral em 1888 com o fim da escravidão.
Direitos políticos foram CONCEDIDOS durante o governo de Getúlio Vargas.
Em 1988(em um curto espaço de 100 anos desde 1888) foram-nos reconhecidos os direitos sociais, estes ultimos fruto de certa mobilização política do povo brasileiro, mas que rapidamente foi castrada pela onda neoliberal da política dos anos 90.

Ou seja, como é que nossos pais, avós e bisavós brigariam por direitos pelos quais eles não sentiram a necessidade de lutar... E porque nós, bisnetos, netos e filhos brigaríamos por uma identidade brasileira que nos parece imposta e artificial?

Essa me parece ser a causa desse fenômeno psicológico da revolta apática da população, um espera o outro mover-se por receio de não saber pelo que está lutando.

Israel disse...

quanto à questão das crianças...

realmente eu não tenho esperanças... nossos colégios, em sua maioria me parecem o primeiro lugar onde o brasileiro aprende a ser oprimido e desprezado.

Tenho uma visão política muito diferente, isso pode fazer de mim uma peça de museu ou um reacionário de 5ª, mas eu me vejo como um elitista convicto: Governo é assunto para a elite intelectual. Mas com o porém de que essa elite "aristoi" deve recolocar a moral na política e tirar a ética... neste sentido sou muito mais proximo dos naturalistas que dos positivistas!

Me contento vendo meu pais dos sonhos em "a república" ou "a utopia" mas, como disse a desireé, as mudanças são assim, começam de dentro para fora.

Desirée disse...

Filipe, dps eu tento ser mais clara expondo essa minha idéia q vc naum concordou.

Voltando às Olimpiadas 2016:
Quem mora aki no Rio sabe que o Pan 2007 não trouxe nenhuma benfeitoria em infra estrutura ou em qualuqer outro aspecto..

Vivemos 15 dias d paz, isso foi verdade.. mas mérito da Força Nacional (que ocupou tdos os morros, favelas) ou os traficantes simplesmente pensaram: "aaa pra q arrumar briga? são soh 15 dias!"???

Eu torci com mta força que desse tdo errado nesse Pan, como vou torcer pra q dê tdo errado na Copa.. boicotei o Pan e vou boicotar a Copa...

Meu dinheiro não é lixo.