WHAT'S NEW?
Loading...

Feriado de Tiradentes! Quem foi esse cara mesmo?

Todo mundo concorda, feriado bom mesmo é feriado na segunda feira. Aquele final de semana longo, somente quatro dias úteis no resto da semana, o dia inteiro deitado na cama ou no sofá vendo televisão. Bem, que feriado na segunda é bom ninguém discorda, mas será que todos concordam sobre quem foi Tiradentes? Vou reproduzir uma conversa que tive ao telefone com um amigo quando ambos, na época, tinhamos entre 14 e 15 anos.

Eu: E ae, cara, tudo bem?
Amigo: Tudo blz, e ae?
Eu: Tranquilo. Só acho um saco ter feriado no sábado, cara. A gente já não faria nada normalmente mesmo e agora, nem que quiséssemos, poderiamos sair para algum lugar, pois tá tudo fechado.
Amigo: É verdade, feriado no sábado é um saco.
Eu: O pior é que eu aposto que mais da metade da população brasileira não deve ter a menor idéia de quem foi Tiradentes e nem oq ele fez para o país

Amigo: Pois é, a única coisa que eu sei que ele fez foi levantar a espada e gritar: "Independência ou morte!!!"
Eu: Ahn !!!!!!????????????


Tudo bem, não saber quem foi Tiradentes pode ser aceitável para muitos, mas confundí-lo com Dom Pedro I é realmente engraçado. Eu não culpo meu amigo, afinal de contas quando temos a idade que tinhamos na época é muito melhor nos preocuparmos com desenhos, programas televisivos, popularidade no colégio, espinhas no rosto, quadrinhos...

E hoje? Será que hoje nos sabemos quem foi Tiradentes? Se eu tivesse um filho e ele me perguntasse quem foi Tiradentes, o que será que eu responderia? Provavelmente eu falaria algo do tipo "Ah, meu filho, foi um cara aí que foi pra forca na Inconfidência Mineira" e rezaria pra ele não me perguntar mais muita coisa. E você. o que responderia? Pense nisso.

Bem, para quem quiser descobrir quem foi Tiradentes aqui está um link útil http://pt.wikipedia.org/wiki/Joaquim_Jos%C3%A9_da_Silva_Xavier . Caso o fato de ser um feriado e um dia a mais para dormir seja suficiente, por favor, tenham algo em mente: Tiradentes não tinha espadinha nem cavalinho e nunca gritou "Independência ou morte".

4 comentários:

Lissia Rocha disse...

o macedo é o cara!!

Unknown disse...

eu responderia pro meu filho q na idade dele, confundia Tiradentes com Papai Noel... devia ser por causa da barba branca....

F. Macedo disse...

hehehe, eh verdade, lembramos dos feriados mas nao lembramos o motivo deles (exceto os festivos).

Unknown disse...

Aiai.. que amigo ibecil esse teu... quem foi?
Eu responderia pro meu filho:
"Tiradentes? Ah.. sei lah, sei que é feriado, vamo pra praia?"